Esta é a história do mulato belíssimo, de olhos verdes-azulados, pintor das ruas escuras, dos casarões semiabandonados, das prostitutas da Lapa - um ser tão naïf quanto suas elogiadas pinturas. Acompanhamos suas tantas vidas desde que seus pais se conheceram nos campos do Cachambi, nos começos do sé..
Era uma vez uma família. Toda família é feita de pais e filhos, alguns avós e alguns netos. Ninguém escolhe a família que tem. E cada família, e toda família, carrega o peso de grande parte do que você, eu e cada um, é. Nestas páginas impregnadas de lembranças frágeis e, algumas vezes, descoloridas,..
Eles são mais curtos que um romance ou uma novela, surgiram a partir de narrativas transmitidas de geração em geração, transitaram pelo fantástico, pela lenda de cunho histórico, abordaram modos e costumes e também se alimentaram de intrigas. Esse tipo de texto literário, que hoje é identificado com..
Lançada originalmente em 1972, a autobiografia de Madame Satã volta às livrarias meio século depois, cuidadosamente editada, porém de modo a preservar o estilo e o modo de se expressar do famoso criminoso da noite carioca, homossexual assumido e que chegou a fazer sucesso no teatro de revista como t..
Protagonista amoral revela entranhas da Espanha franquista em romance cheio de escárnio e deboche, inédito no Brasil
Madri 1940 se desenvolve em três planos: as supostas memórias de um jovem falangista debochado, um mapa da repressão dos primeiros anos do franquismo e a crônica de uma vida cultural..
Coletânea organizada por professores da USP traz material raro e revela como o gênero da narrativa curta se consolidou nas letras nacionais.
O sino e o relógio é a primeira antologia, em muitas décadas, de contos românticos brasileiros. Com ênfase em material raro, ela reúne 25 narrativas publicada..
Escrito em 1968, Papa Highirte é o trabalho teatral mais significativo sobre o esforço da esquerda perante o autoritarismo, a tortura e a repressão dos anos mais duros do governo militar..
Peça nunca publicada de Oduvaldo Vianna Filho, de 1969, apresenta os mecanismos e jogos de interesses do telejornalismo brasileiro com surpreendente atualidade...
Primeira incursão lírica de Oduvaldo Vianna Filho, nesta peça de 1966 um casal discute sua separação iminente, relembra os anos de matrimônio e revela conflitos mais profundos que se misturam aos impasses que vive o Brasil pós-1964..
Escrita em 1970, esta peça lança luz sobre um homem dividido entre a solidariedade e a ambição, a liberdade e a monogamia, a escolha de seu próprio país ou a vida fora dele..
Escrita em 1965, esta peça sintetiza as dificuldades do engajamento político, as disputas em torno das diferentes correntes estéticas da arte e os dilemas éticos e materiais enfrentados pela esquerda brasileira a partir da ruptura institucional de 1964..